Um recente estudo do Laboratório de Sinalização Celular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, revelou que o azeite de oliva e o óleo de linhaça, são uma dupla aliada da saúde. De acordo com a pesquisa, pequenas doses da combinação desses alimentos reduzem o risco de obesidade eafastam o diabete tipo 2.
Durante dois meses os pesquisadores fizeram uma experiência baseada em uma alimentação rica em gordura saturada (gordura encontrada em carnes, manteiga, sorvete, etc.) e esse estudo comprovou que essa dieta ocasionou uma inflamação no hipotálamo, região do cérebro responsável pela vontade de comer. O resultado foi negativo, pois o sinal de saciedade não é percebido, fazendo com que queiramos comer cada vez mais, engatando em uma comilança desenfreada e permitindo caminho para a diabete se instalar.
Substituindo a gordura saturada por pequenas doses diárias de gordura insaturada, encontrada no óleo de linhaça e no azeite de oliva, em uma dieta de mesmo período que a anterior, o resultado foi uma melhora no estado inflamatório do hipotálamo e, em conseqüência, sensação de barriga cheia, fazendo com que as pessoas passassem a comer menos e não acumulassem quilos extras. Houve também uma redução nas taxas de açúcar no sangue, sendo um aumento da sensibilidade à insulina, o que favoreceu o controle da diabete.
Para encontrar os melhores resultados na utilização da dupla, o ideal é que os grãos sejam triturados em casa, para que assim seja garantido ototal aproveitamento das gorduras do bem, que podem se perder durante o processamento industrial do farelo.
Fonte: Mundo Verde
========================================================================
Clique aqui e "curta" a fan page do Avant Première no Facebook
Clique aqui e "curta" a fan page do Avant Première no Facebook
Siga-nos no Twitter e saiba antes de ser publicada a edição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário