BeauTwitter

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CELULITE-O TERROR DAS MULHERES!


Essa vilã incomoda (e muito!) a maioria das mulheres, mas agora, temos alguns bons aliados para combater esse mal! Acompanhem a matéria...

Celulite é um termo utilizado para designar a aparência irregular do tecido gorduroso. Tecnicamente, é chamada de Lipodistrofia Ginóide. Esta alteração que se instala progressivamente pode ser dividida em quatro fases:

Estágio 1: só é visível quando realizamos a preensão da área afetada.

Estágio 2: as células gordurosas aumentadas comprimem os vasos que as irrigam. A drenagem da área fica comprometida, fazendo com que o líquido e as toxinas que deveriam ser eliminadas comecem a acumular. O aspecto em casca de laranja já pode ser percebido com a paciente de pé.

Estágio 3: inicia-se a formação de traves fibrosas ao redor da gordura. Muitas ondulações já podem ser percebidas. A circulação fica ainda mais reduzida. É comum a sensação de peso e fadiga nas pernas.

Estágio 4: a fibrose é acentuada e a circulação local está muito comprometida. As ondulações podem apresentar-se endurecidas e a região pode apresentar-se dolorosa a palpação.

Algumas medidas como exercícios aeróbicos e drenagem linfática auxiliam a drenagem do líquido retido no tecido gorduroso, evitando a progressão da celulite. Além disso, o uso de calças apertadas e certas medicações, como pílula anticoncepcional, facilitam a retenção de líquido e podem agravar o quadro. A gravidez e excesso de peso também pioram a celulite, tornando a flacidez da pele mais evidente.

Os exercícios aeróbicos estimulam a drenagem e auxiliam no controle do peso, combatendo a flacidez muscular. Atualmente, admite-se que exercícios que priorizam o tônus muscular, como o pilates e a ioga, são melhores para atenuar o aspecto da celulite.

O tratamento ideal deve focar cada fator que participa da evolução da celulite. Os cremes, por exemplo, têm uma ação coadjuvante, melhorando a hidratação e a flacidez. Além disso, se usados durante massagem, eles estimulam a drenagem.

A endermologia é item obrigatório no tratamento. A combinação de sucção com a massagem melhora a irrigação e a drenagem local. 

Os casos em estágios mais avançados, merecem um investimento maior. Se há fibrose intensa, técnicas de subcisão complementam o tratamento e áreas com atrofia podem melhorar com técnicas de preenchimento. Pode-se associar medicações que melhoram a circulação e suplementos que participam da formação de colágeno. A mesoterapia também pode ser indicada.

O comprometimento da paciente é imprescindível. Após um tratamento de choque, será preciso manutenção periódica, uma vez que a celulite tende a continuar evoluindo.

Mas lembrando sempre, hábitos saudáveis, assim como boa alimentação e disciplina nos tratamentos, são imprescindíveis para alcançarmos bons resultados. Ah! E um bom profissional acompanhando e orientando, é claro!!


Fonte: Minha Vida

=============================================================================================
Clique aqui e "curta" a fan page do blog Beleza Holística no Facebook
Siga-nos no Twitter e saiba antes de ser publicada a edição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário